quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primavera, a estação mais bela !!!

Na aula de paisagismo do último semestre com a Profª Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva - Doutora estamos desenvolvendo uma cartilha com alguns tipos de arbustos. Pesquisamos a respeito da espécie e desenhos em papel Canson A3, para treinar e aprender melhor sobre.

    O ipê amarelo é a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. É na verdade um complexo de nove ou dez espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies (LORENZI,2000).
     A espécie Tabebuia alba, nativa do Brasil, é uma das espécies do gênero Tabebuia que possui “Ipê Amarelo” como nome popular. O nome alba provém de albus (branco em latim) e é devido ao tomento branco dos ramos e folhas novas. As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. Existe uma crença popular de que quando o ipê-amarelo floresce não vão ocorrer mais geadas. Infelizmente, a espécie é considerada vulnerável quanto à ameaça de extinção.
 Fonte : http://www.ipef.br/identificacao/tabebuia.alba.asp


Desenho feito por Patrícia Silva , em papel canson com lápis aquarela. Representação de um ipê-amarelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário